quarta-feira, 25 de abril de 2012

Do 25 de Abril


Há dias, quando estava com o pessoal a jantar em casa da Nês, veio à conversa o estado do país e da política de hoje em dia. (Curiosamente, depois de beber-mos uns copos de vinho, costuma dar-nos para termos conversas destas )
Eramos vários os que defendiam que uma revolução como a do 25 de Abril podia resolver grande parte dos nossos problemas. Mais que não seja, pelo medo que eventualmente causaria aos nossos políticos.
Uma amiga minha que estava na varanda a fumar, mas percebeu que estávamos a falar do 25 de Abril e veio à sala dizer de sua justiça. Quanto a ela, "o 25 de Abril foi a pior merda que nos podia ter acontecido". Segundo ela, a economia do país estava muito bem na altura, e depois da revolução foi sempre a descer.
E agora eu pergunto: Seria ela capaz de viver com dinheiro, mas sem liberdade de expressão? Numa sociedade onde não se podia ter uma conversa como aquela que estávamos ali a ter, onda falávamos mal do governo.
Parece-me que falar é muito fácil para quem não viveu naquela época.

2 comentários:

  1. Acho que é impossível não se reconhecer o que aquele senhor fez pelas nossas finanças. No entanto, é como tudo: o dinheiro só por si não vale de muito. Tem bastante valor, claro que tem, mas a falta de liberdade, o medo constante e a perseguição foram a nossa moeda de troca. E, se há coisa que nos "safa" agora, é precisamente essa liberdade de podermos contar uns com os outros, de termos uma palavra a dizer, de podermos manter as nossas opções em aberto e de podermos descarregar as nossas frustrações em público.
    Basicamente, o que nos safa agora é a democracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas era exactamente a isso que me estava a referir. Como dizes, e bem, a economia estava bem na altura e a partir da revolução só piorou. Mas sinceramente, eu prefiro viver com os tostões contados do que não poder sair à rua quando me apetece, e fazer o que me apetece (dentro dos limites claro).

      Excluir