quinta-feira, 19 de abril de 2012

Das marmitas

Hoje em dia muita gente leva a marmita para a escola/trabalho e não são olhados de lado por isso (acho eu, que isto continua a haver gente para tudo!), mas há uns anos não era assim.
Quando a mana entrou para o ciclo, a vida dos meus pais não estava nada bem por motivos que já aqui falei. Mas como sempre houveram injustiças, ela nunca teve subsidio na escola, pelo que não tinha as refeições pagas. 
Então a minha mãe, que tinha de fazer o almoço todos os dias para o meu pai levar para o trabalho, fazia a mais e a minha irmã levava também a marmita para escola. Quando chegava a hora do almoço ela sentava-se nos bancos do recreio e comia. Mas havia sempre um chico-esperto - certamente filho de doutores e com a mania da superioridade - que gozava com ela por trazer comida de casa. Como qualquer criança que é gozada, deixou de querer levar comida mesmo de almoço (se é que me faço entender) e passou a levar sandes. Infelizmente continuaram a gozar com ela e ela não quis mais levar comida. A minha mãe continuava a mandar-lhe almoço mas ela, ou o comia às escondidas para ninguém a ver, ou então não almoçava. 
Até que a minha mãe se apercebeu que ela não andava a comer e começou a fazer das tripas coração para ela poder comer na cantina.
Isto tudo para dizer que havia (e continua a haver certamente) gente que acha que levar a marmita de casa é uma coisa da qual nos devemos envergonhar. Sem se importar em saber porque é que a pessoa não vai comer aqui ou ali, como eles - pessoas de bem.

4 comentários:

  1. Eu adoro crianças, mas é uma pena que consigam ser tão mazinhas umas para as outras.
    Em adulto a coisa torna-se mais fácil: se alguém olhar de lado para a marmita, o melhor a fazer é ir ignorando. E, se alguém decidir começar a comentar (o que já me aconteceu) é dar uma resposta do género "Gostavas de ter os meus dotes culinários para poderes comer bem ao almoço? Se quiseres eu faço extra para ti", que os comentários deixam de chegar rapidamente.

    ResponderExcluir
  2. Até agora que ando na faculdade muita gente faz isso. E não acho nada mal, é da maneira que sempre se poupa uns trocos. Mas também agora aqui já ninguém é criança, encara-se a situaçao de outra forma.

    ResponderExcluir
  3. Por acaso, sempre tive escolas perto de casa então nunca comi lá sequer.... Vinha sempre a casa que dava sempre tempo...

    Mas para o trabalho, levava....
    Porque não se trata só de sair mais barato, sei o que estou a comer, sei que gosto pois sou muito esquisita, sei que é de acordo com a minha dieta e por aí fora...

    E acho parvo quem olha de lado até porque ninguém tem nada a haver com isso....

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Eu levo comida para escola/trabalho e tinha um colega meu que dizia que era "espigado". O pai todos os dias lhe dava 10 euros para ele comer na escola. É daqueles que tem a mania que é rico. =) Nunca liguei.

    ResponderExcluir