segunda-feira, 19 de março de 2012

E como não podia deixar de ser

O meu pai (juntamente com a minha mãe, claro) é a pessoa que mais admiro. Durante 15 anos foi alcoólico. Tudo o que ganhava, gastava na tasca com os amigos. Saía do trabalho às 16 e só chegava a casa à hora do jantar, todos os dias invariavelmente. Nunca foi mau para mim nem para a mana, muito pelo contrário. Podia discutir imenso com a minha mãe mas nunca à nossa frente.
Um dia foi ao médico e ao jantar já não bebeu. Segundo a minha mãe, o médico disse-lhe que se continuasse a beber não iria ver as filhas crescer.
Desde esse dia foi uma luta constante contra o vicio. Os amigos da tasca e das "patuscadas" de domingo viraram-lhe as costas, e sinceramente, eu agradeço por isso.
Hoje, 13 anos depois, o meu pai é uma pessoa completamente diferente. Nos primeiros 5 anos depois de deixar de beber, a nossa vida mudou completamente. A casa onde morávamos era velha e já foi reconstruida e aumentada. Ofereceram-lhe um trabalho por turnos a ganhar mais, e como só tinha carta de mota, tirou a de carro e comprou um carro. Todos os dias faz o possível e o impossível para compensar o dinheiro mal gasto de outros tempos. Farta-se de trabalhar, quer no emprego, quer em casa e no quintal. Hoje é com uma ginástica enorme que me paga os estudos e ainda põe dinheiro de lado para o casamento da mana. Não é fácil e sei que todos os dias se lembra do dinheiro que estragou, e da vida que podíamos ter neste momento se aqueles 15 anos tivessem sido mais bem aproveitados.
No entanto, por todo o esforço que tem feito desde que deixou de beber, pelo que tem feito para recuperar o dinheiro e tempo perdidos, merece todo o meu amor e orgulho. Gosto muito de ti, papá.

4 comentários:

  1. Muito bonita essa relação. Infelizmente não me posso gabar do mesmo e talvez seja por isso que admiro tanto essas relações bonitas.

    ResponderExcluir
  2. Muitos parabéns pela coragem em assumires um problema de família (felizmente ultrapassado) por estes lados. O teu pai e a tua família são de facto um bom exemplo de como é possível «dar a volta». E pelo esforço que faz por ti e pela tua irmã, é justo que lhe proporcionem um dia do pai muito especial :)

    ResponderExcluir
  3. O meu pai sempre foi muito bom para mim e para a minha irmã. Se fez escolhas menos boas no passado, isso nunca nos afectou e já que ele teve força de vontade para mudar, eu só tenho que sentir orgulho nele (:

    ResponderExcluir
  4. Sei muito bem daquilo que falas, mas infelizmente a minha história foi outro o meu pai não teve um médico que o avisou, e cabaou por falecer com essa maldita doença(cirrose)e se as pessoas"alcoolicas" soubessem o que sofrem... e fazem sofrer é enxplicavel. Parabéns ao teu pai.

    Madalena

    ResponderExcluir