terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sem pulso firme é difícil educar uma criança

Quando tinha os meus 6/7 anos fazia birras para comer. Dizia sempre que não tinha fome ou que não gostava do comer. Ao almoço a coisa até corria bem porque comia em casa da minha avó e ela fazia-me as vontades todas, mas ao jantar o caso mudava de figura. Se não quisesse comer o que ia para a mesa, não comia mais nada até ir para a cama. Ou então metia o meu prato no microondas e quando tivesse fome ia lá buscar o comia o que não comi ao jantar. 
Mas pelos vistos, nem todos os pais são assim com os filhos. Há um caso com o qual lido praticamente todos os dias em que o miúdo se alimenta a bifanas, arroz branco, ovos mexidos e batatas fritas (de pacote, só). E porque é que ele só come isto? Porque sempre que não queria comer, a avó ou a mãe faziam-lhe o que ele queria. Todos os dias havia sempre dois tipos de comida à refeição. E depois ainda dizem: "Ele sempre foi assim desde pequeno". Caramba, ele sempre foi assim porque o deixaram ser. Com 13 anos já tem idade mais que suficiente para comer o que está na mesa e acabou.
Não sei quem vai ser a rapariga que um dia vai casar/viver com ele e ter paciência para fazer sempre comida especial. Eu não o fazia.

4 comentários:

  1. Ai credo, que falta de pachorra.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que de certo modo ele quando arranjar namorada e pelo menos quando conhecer os sogros, vai começar a tomar outras atitudes, experimentar outras comidas, vai ter que ser lol... a minha infância foi +- como a tua, lembro-me de me darem borrego velho, uma coisa super horrível e eu recusar-me a comer e guardarem para comer mais logo, não comia ao jantar, ainda insistiam no almoço no dia seguinte. Já a minha avó, inventava coisas de maneira a que conseguia comer quase de tudo, ainda me lembro para comer peixe, ela fazia puré, punha um pouco de peixe em cima e uma rodela de azeitona em cima do peixe... era pouco bom era...

    ResponderExcluir
  3. Tal como tu eu não compreendo essa educação. Tenho uma colega que diz que os filhos são loucos por salsichas com esparguete. Tenho cá para mim que não lhes da mais nada mas por relaxe

    ResponderExcluir
  4. Eu também me lembro de ser pequena e comigo era como faziam contigo... Ou comia o que havia ou não comia e guardavam... até eu ter fome de novo!

    Nada cá de pratos especiais...

    Mas normalmente são assim mas depois crescem e mudam =)

    ResponderExcluir